Criminosos usam Apple Pay e Google Wallet para aplicar fraudes com cartões NFC
A segurança dos cartões de pagamento evoluiu bastante nos últimos anos, mas os golpistas também estão se reinventando — e agora estão se escondendo por trás de carteiras digitais como Apple Pay e Google Wallet.
Antigamente, os cibercriminosos usavam dados roubados para clonar fisicamente cartões e usá-los em estabelecimentos físicos. Com a popularização dos chips e senhas únicas (OTPs), esse tipo de fraude se tornou mais difícil. Porém, a nova onda de pagamentos por aproximação com smartphones abriu um novo caminho para os golpes.
Hoje, após roubar as informações de um cartão em sites falsos — que imitam lojas, portais de serviços e até plataformas de multas — os fraudadores tentam adicionar esse cartão à própria conta no Apple Pay ou Google Wallet. Com um smartphone e um terminal NFC, conseguem fazer pagamentos como se fossem o titular real.
O processo é altamente automatizado. Cibercriminosos montam infraestruturas sofisticadas com dezenas de celulares configurados com contas falsas. Quando a vítima insere os dados do cartão num site de isca, inclusive a OTP enviada pelo banco, tudo é transferido em tempo real para os criminosos. Em muitos casos, eles ainda conseguem enganar a vítima para que insira dados de mais de um cartão, alegando que a transação falhou.
O mais preocupante é que o cartão da vítima pode ser vinculado à carteira digital do golpista em questão de minutos — e, como não há débito imediato, muitos só percebem o golpe dias depois, quando as compras indevidas aparecem no extrato.
Fonte: https://www.kaspersky.com.br/blog/apple-google-nfc-carding-theft-2025/23579/
Outras Postagens
-
Os perigos de confiar demais na IA para proteger sistemas digitais
12 de Abril de 2025
Apesar dos avanços trazidos pela IA na cibersegurança, a dependência excessiva dessas ferramentas pode abrir novas vulnerabilidades.
>> Ler mais -
Como Proteger Seus Dados: Estratégias Eficazes para Evitar Vazamentos e Perdas de Informações
20 de Abril de 2025
Em um mundo digital cada vez mais complexo, proteger os dados contra vazamentos e ataques cibernéticos tornou-se uma prioridade.
>> Ler mais -
Vazamento de Dados vs. Violação de Dados: Entenda as Diferenças
24 de Abril de 2025
Embora muitas vezes usados de forma intercambiável, os termos “vazamento de dados” e “violação de dados” têm diferenças significativas. O vazamento envolve a exposição acidental de informações confidenciais, enquanto a violação ocorre quando dados são rou
>> Ler mais - Ver todas as postagens